O NOMENCLATURA DO ZÍPER SEGUNDO A NORMA NBR10592/1988 DA ABNT

ONDE TUDO COMEÇOU

Cansado de abrir e fechar os cordões de seus sapatos todos os dias o engenheiro americano, Whitcomb Judson, teve a ideia de criar um artefato composto com ganchos e furos para facilitar sua vida. Assim na Exposição Mundial de Chicago, em 1893, ele apresentou uma versão primitiva do que viria a ser o zíper, entretanto o dispositivo não fechava com a facilidade esperada e sempre abria de surpresa.


Porém, o mundo foi surpreendido e seu valor é inestimável até os dias hoje.


O zíper como conhecemos hoje, com dentes que se engancham, foi desenvolvido pelo inventor sueco-americano Gideon Sundback, em 1912. Sua praticidade revolucionou não somente a indústria, como também a forma em que a sociedade se veste até hoje.


 

Zíper na Amazonzip


De lá para cá muitos tipos de fabricação, composição, formas e aplicações foram desenvolvidos para diversas peças como: calças, bermudas, mochilas, bolsas, estojos, sapatos, carteiras e muitos outros. E para facilitar sua consulta, explicaremos todas as classificações, composições e indicação de uso.


oferecemos três tipos de zíperes:

 METÁLICO

Sua composição metálica garante alta resistência, durabilidade e um destaque refinado. Ideal para peças que sofrem processos químicos na lavagem industrial e/ou tingimento:



Sua divisão é dada em:
• Metal Fino (Cremalheira 3mm)
• Metal Médio (Cremalheira 4,5mm)
• Metal Grosso (Cremalheira 5mm)
• Super Grosso (Cremalheiras de 8 e 10mm)

PLÁSTICO

Seus dentes injetados em polipropileno garantem uma composição leve, grande variedade de modelos e esses são os diferenciais principais. Porém, sua resistência é mais baixa que os zíperes metálicos e por isso não são indicados para peças com processos químicos na lavagem industrial e/ou tingimento:

Sua divisão é dada em:
• Plástico Fino (Cremalheira 3mm)
• Plástico Médio (Cremalheira 5mm)
• Plástico Grosso (Cremalheira 10mm)

NYLON

Sua composição leve, variedade de modelos e a versatilidade na aplicação são os diferenciais principais. Porém, sua resistência é mais baixa que os zíperes metálicos e por isso não são indicados para peças com processos químicos na lavagem industrial e/ou tingimento:


Sua divisão é dada em:
• Nylon Fino (Cremalheira 3mm)
• Nylon Médio (Cremalheira 4,0mm)
• Nylon Grosso (Cremalheira 5mm)

 

Sugestão: Independente do zíper escolhido para seu negócio, pense que o valor por unidade é muito baixo em comparação ao valor final de cada peça. Assim, muitas vezes a economia de centavos não vale a pena e pode comprometer a qualidade do seu produto.


SEMPRE PENSE NO USUÁRIO FINAL!

Share by: